OptGrade – Analisador de Teor

Sistema para análise de teores de minério único no mundo.

O OptVision GradeTM é uma inovação da CEMI e foi especialmente projetado para a medição de teores de minério através de análise de imagem e características de padrão de cores. 

O Sistema para Análise de Teores em Múltiplos Fluxos desenvolvido e fabricado pela CEMI é um sistema composto por amostragem, multiplexador e sistema de análise de imagem para inferência de teores. Este sistema de análise de teores através de padrão de cores é uma inovação da CEMI e foi especialmente projetado para as necessidades do beneficiamento mineral e não existe nenhum equipamento similar no mercado com o conjunto de soluções propostas. 

As etapas de funcionamento do equipamento são:

  • Coleta da amostra no(s) fluxo(s) a ser(em) avaliado(s) e envio ao multiplexador;

  • No multiplexador, a amostra poderá ter três destinos:

    • A esteira de medição do teor por imagem;

    • Amostra composta por vários incrementos;

    • Descarte.

Na esteira de medição as amostras são continuamente avaliadas e as correlações entre os teores de Fe e SiO2 são realizadas através da sua cor, pelas componentes RGB (Red/Vermelho, Green/Verde, Blue/Azul). Isso permite uma antecipação da tendência de resultados das análises de laboratório, permitindo atuações e correções mais ágeis no processo.

O OptVision GradeTM é um equipamento constituído de várias partes e seu objetivo é a análise de teores através da medição de padrões de cores das amostras coletadas na flotação.  Os principais componentes são:

1.      Multiplexador: equipamento pneumático que seleciona a amostra em fluxo a ser analisado. As amostras são contínuas e descartadas para uma calha única para descarte. A amostra selecionada para análise é direcionada para o cone deslamador.

2.      Cone deslamador: este componente do sistema possui um controle de nível e válvula automática para verter apenas lama que pode interferir análise de imagem da amostra final.  O controle de retirada de lama superfina é feito através da medição da velocidade de transbordo do overflow medido, feito através do software proprietário da CEMI o OptVision FrothTM. O valor da velocidade é controlado através da válvula de controle na saída do cone e a amostra deslamada é direcionada para o filtro de correia.

3.      Filtro de correia: este componente do sistema recebe o underflow do cone deslamador, que é filtrado em correia e tecido filtrante e é dotado de sistema de vácuo.  Ao final da coleta para detectar o padrão de cor para cada amostra ou o RGB (red, green, blue). 

4.      Análise de imagem: este componente é dotado de iluminação especial de LED´s de alta potência e câmera de alta resolução para análise de cores e outras características de amostra. Para esta análise é utilizado o software proprietário da CEMI, o OptVision GradeTM. Estes resultados são enviados para a sala de controle através de comunicação por fibra ótica. 

5.      Sistema de amostra: junto com o cone de deslamagem é instalado um sistema pneumático de obtenção de amostra incrementais para análises laboratoriais atendendo todos os requisitos da boa prática amostral, atendendo os requisitos das normas aplicáveis e teoria de Pierre Gy. (Equipamento em fase de comissionamento numa unidade da Vale S.A.)

 Grade1_thumb