OptSep™ - Separadores dinâmicos de quarta geração

Mais produtividade para circuitos de moagem a seco.

A CEMI desenvolveu e patenteou o sistema OptSep™ que visa otimizar a eficiência dos separadores dinâmicos para circuitos de moagem a seco.

A implantação do sistema OptSep™ permite a reclassificação dos grossos do separador através de um dispositivo mecânico especialmente projetado para recircular os finos provenientes da ineficiência de separação. Como resultado, a eficiência da classificação final é muito superior àquela obtida via separador original, promovendo ganhos significativos de capacidade para todo o circuito de moagem.

Isso só é possível porque o OptSep™ é composto por um sistema completo, constituído de um classificador  secundário, trabalhando em circuito fechado com a câmara de classificação do separador dinâmico original. Na câmara de classificação é injetado uma quantidade significativa de ar com velocidade adequada para a remoção e reclassificação dos finos que iriam retornar para o produto grosso.

Para a promoção deste fluxo adicional de ar, é necessário um sistema completo externo constituído de ventilador e algum dispositivo para precipitação dos finos como filtro ou ciclone. Este sistema varia caso a caso e é dependente do porte, tipo do separador dinâmico e acessórios existentes ou adequados a serem utilizados.

O componente principal do sistema consiste em um classificador estático com palhetas reguláveis e velocidade adequada para promover a classificação dos finos remanescentes do produto grosso do separador dinâmico.

Sistema de exaustão

Todo o equilíbrio desse processo está baseado na implantação de um dispositivo de saída de ar no corpo de saída do separador, que está interligado ao sistema de exaustão do circuito.

Esse sistema de exaustão se apresenta sob diversas formas, variando conforme o circuito e o tipo de separador dinâmico existente. É, em geral, constituído por, no mínimo, um filtro e um ventilador. Algumas vezes, a fim de aliviar a carga de sólidos no filtro (mangas ou eletrostático) é necessária a instalação de um ciclone para a precipitação do material carreado na exaustão. Os produtos do ciclone e do filtro são adicionados ao produto final do separador dinâmico. 

Como o OptSep™ atua nos separadores dinâmicos?

A implantação do dispositivo chamado OptSep™, em conjunto com algumas pequenas modificações adicionais no circuito, asseguram o perfeito funcionamento do equipamento otimizado.

Essas modificações trazem um excelente resultado, já que os separadores dinâmicos atuais, mesmo os de terceira geração, têm deficiências na relação entre a vazão de ar que passa através do mesmo e a quantidade de material que alimenta o equipamento.

Para que se possa otimizar o separador dinâmico é necessário aumentar a vazão de ar através do mesmo, ampliando, assim, a capacidade de dispersão para carrear o material mais fino para o produto final.

O OptSep™ viabiliza justamente esse aumento, melhorando a performance dos separadores dinâmicos porque reduz o chamado “curto circuito de finos”, que é o material fino que não deveria retornar ao moinho, mas retorna devido à ineficiência de classificação.

A redução do curto circuito de finos e a ampliação de capacidade de dispersão possibilita a melhoria da produtividade da planta de moagem de uma forma geral.  

Como podem ocorrer as modificações adicionais? 

Na maioria das vezes, o OptSep™ não altera o ponto de equilíbrio do separador existente, mantendo o corte praticamente na mesma situação original, às vezes, podendo afinar o corte. Em alguns casos, o processo se afasta de seu ponto de equilíbrio, fazendo com que o produto da moagem saia da margem especificada.

Caso isso ocorra, pequenos ajustes adicionais podem ser implantados na câmaras de separação original do separador dinâmico, fazendo com que o produto da moagem se mantenha dentro da granulometria desejada, com o circuito operando com maior produtividade. Estes ajustes podem ser feitos pela simples regulagem da rotação do dispositivo de centrifugação – separadores de segunda e terceira geração – ou através de ajustes – ângulo ou numero – de palhetas fixas de centrifugação – caso típico de separadores de primeira geração.

Todo esse esforço resulta em uma curva de partição otimizada para o separador dinâmico, e em uma maior produtividade para o circuito de moagem a seco. 

Caso isso ocorra, pequenos ajustes adicionais podem ser implantados na câmaras de separação original do separador dinâmico, fazendo com que o produto da moagem se mantenha dentro da granulometria desejada, com o circuito operando com maior produtividade. Estes ajustes podem ser feitos pela simples regulagem da rotação do dispositivo de centrifugação – separadores de segunda e terceira geração – ou através de ajustes – ângulo ou numero – de palhetas fixas de centrifugação – caso típico de separadores de primeira geração. 

Quais as vantagens de se implantar o sistema OptSep™?

Os resultados obtidos com a implantação do OptSep™ variam de acordo com as características e a performance do circuito pré-existente. Porém, os ganhos têm sido significativos, superando a ordem de 10% de aumento de produtividade, mantendo a mesma qualidade do produto.

O OptSep™ representa uma revolução na otimização dos separadores dinâmicos promovendo um significativo ganho de capacidade para todo o circuito. Os investimentos para sua implantação são em torno de 10% do valor de substituição do separador dinâmico por um novo.