Cases

Sustentabilidade financeira com as melhores práticas.

Vale

Controle Avançado de Processos - Forno de Pelotização

Cliente: VALE

Local: Vitória-ES

Desafio: O objetivo dos fornos de pelotização é produzir pelotas sob características específicas em termos de composição química, distribuição de tamanho, dureza, compressão a frio, redutibilidade, desintegração, buscando-se manter os objetivos de qualidade com mínimo desvio padrão e também minimizando o consumo de combustível e energia elétrica.

Solução: O sistema foi concebido para o controle otimizante dos fornos da CVRD com a utilização de dois sistemas independentes, mas que comunicam entre si continuamente. O primeiro deles é o modulo de controle, que reflete o conhecimento dos operadores e engenheiros e ainda utiliza ferramentas avançadas estatísticas e técnicas de lógica nebulosa. O segundo módulo processa o modelo dinâmico do processo. Os modelos utilizados são equações do processo de queima e endurecimento das pelotas associadas a um modelo do balanço de gases para todo o processo. O modelo dinâmico propicia os seguintes benefícios e facilidades:

ü Quantificação “On-line” de variáveis não mensuráveis que influenciam a qualidade das pelotas, através do processo (Soft Sensor).

ü Detecção antecipada de mudanças nas variáveis que influenciam a qualidade de pelotas.

ü Predição “On-line” de algumas propriedades da pelota e suas variações em todos os pontos do forno.

ü As predições do modelo são usadas nas regras para implementar ações apropriadas com objetivo de manter a qualidade das pelotas quando acontece algum distúrbio no processo. 

Resultado: A implantação do sistema de controle otimizante baseado em modelos no forno de pelotização é uma forma garantida de maximizar a performance econômica da indústria, inter-relacionando os objetivos localizados e visando a lucratividade do empreendimento como um todo.