Diagnóstico, projeto e otimização de sistemas de amostragem

Confiabilidade nas análises maior produtividade para a indústria.

CEMI oferece serviços para o desenvolvimento de novos projetos ou para o diagnóstico e identificação de problemas e propõe melhorias em sistemas de amostragem existentes mediante uma avaliação do todo ou de pontos específicos proporcionando uma avaliação detalhada da situação atual.

Em diagnósticos ou em novos projetos, a teoria de amostragem de Pierre Gy é utilizada para avaliação de erros de amostragem. São avaliados métodos e equipamentos de forma a garantir a obtenção de amostras representativas com erros amostrais mínimos inerentes às várias fontes de coleta.

Caso necessário, novos parâmetros de coleta e manuseio de amostras são estabelecidos permitindo a confiabilidade e a representatividade dos lotes amostrados.  A possibilidade de estar ocorrendo “viés na amostragem”, ou seja, um desvio que se repete sempre no mesmo sentido é investigado e eliminado.

Projetos conceituais, básicos e detalhados são oferecidos para o desenvolvimento de novos projetos. Em novos projetos, o relatório descritivo conterá uma descrição detalhada do plano de amostragem ou fluxograma, massas mínimas a serem amostradas em cada ponto, e a completa especificação de equipamentos ou sistemas a serem utilizados, para um ou mais estágios de amostragem.

Relatórios contendo um sumário de toda a avaliação de sistemas existentes são realizados para cada um dos pontos de amostragem avaliados, e indicações de medidas a serem tomadas para otimização e adequação nos pontos em que ficar comprovada a existência de “viés” ou a presença de erro acima do máximo admitido.