Cases

Sustentabilidade financeira com as melhores práticas.

Vale

Controle Avançado de Processos - Análise de Imagem para Inferência de Teor Mineral

Desafio: No processo de flotação, observou-se que os operadores controlavam a qualidade do material flutuante de acordo com a cor da espuma nas células. Eles foram capazes de classificar visualmente os tipos de espuma em diferentes categorias e cada uma delas está associado a uma estratégia operacional.

Solução: Um sistema de análise de imagem pode detectar características da espuma de uma célula de flutuação on-line, o OptGrade©. O sistema utiliza um algoritmo adaptativo baseado na estimulação do fluxo óptico (vetor de fluxo óptico) para detecção e análise do movimento, além da detecção de RGB. Com estes dados foi possível avaliar variações que devem ser controladas para manter o grau e recuperação desejados. Os dados de grau foram coletados a partir do mineral de interesse e dados RGB (vermelho, verde e azul) do concentrado final da espuma. Foi coletado durante um mês de operação e o RGB foi obtido usando uma câmera de alta resolução. Verificou-se que a cor vermelha apresentou a mesma tendência da curva de graus no concentrado. Assim, o uso destes dados on-line na otimização do controle foi introduzido. O grau de laboratório é usado para calibrar o ponto de ajuste de cor. Portanto, foi possível monitorar em tempo real a tendência de enriquecimento e esgotamento de um mineral não-ferroso em flotação. Com esses dados foi possível estabelecer uma estratégia de controle on-line baseada em simples aquisição de dados.

Resultados: A partir do uso do OptGrade© e os resultados on-line das análises de imagem e em conjunto com o software OptProcess© - sistema avançado de controle de processos - verificou-se um aumento na recuperação de 10,26%.